Sunday, May 12, 2019




   «HÁ ANOS fiz uma descoberta com uma cabriteira chamada Ondina que não parecia mais do que um simples esqueleto ─ recordou Ratazana.
   E consegui, por muito que estranhasse, fazer coisas extraordinárias como trabalhá-la num só esquema, com algum êxito que não pensava. O esquema teve saída e senti-me lisonjeado ao saber que toda a manobra tinha a ver comigo. Esforçara-me a conduzir aquele ´bife-se-sal`, enquanto fazia o seu trabalho.
   Alguns meses depois da sua ida embora, numa aparição na sala de estar da Residencial X, no Porto, Ondina confessou-me que ficara muito satisfeita com o esquema de Ratazana. Ela vivera intensamente essa ideia; disse-me que esta fora a principal razão por que se deixara prender pelo Bar do Traidor.
   ─ Eu fiquei reconhecida a Ratazana e disse-lhe que estava imensamente grata por todos os momentos que lá passei. Agradava-lhe que os esquemas fossem bem sucedidos e que os clientes daqueles bons momentos pudessem falar disso durante muitos anos. Para mim, aturar qualquer um cliente era uma seca mas Ratazana foi muito perspicaz e até me deu uma dica nova para a entrada de mesa. Foi importante Ratazana ser o tipo de boss que era, porque muitos não teriam ido ter comigo, para me levarem às mesas dos clientes com todas as etiquetas. Francamente, preferia o cardenho (quarto) directo para o servicinho, embora alguns não fossem nessa corrida, apesar de estar ali tão perto, o cardenho...
    O cardenho que Ondina se tinha referido era o quarto da Residencial X, uma vez que era para lá que levava os clientes depois da conquista.
   ─ O meu esquema ficou tão conhecido que cedo demais começou a ser aproveitado por outras colegas de profissão mal me viram pelas costas. Seguiram-me logo as pisadas. Eu sei que Ratazana gostaria de me ter lá por mais tempo mas não podia, uma vez que eu tinha recebido uma proposta bem querida.
   Ondina confessou ainda:
   ─ Para sair da mesa, eu dizia: «Vamos, lá!» E o cliente, respondia:
   «Vamos, lá, onde?»
   Isto era ele a desconversar. Eu punha-me mula. Antes de um piscar de olhos, ele chegava-se para mim e dizia:
   «Pronto! Vamos, lá!»
   E lá íamos nós.
   Eram só dez metros de frente por dez metros de lado.
         ─ Uma certa parte da astúcia baseia-se nas dificuldades que tem uma rapariga de fraca pinta, quando tenta superiorizar-se a uma rapariga de boa pinta ─ disse Ondina, referindo-se aos esquemas. ─ Esse tipo de astúcia não é muito bom para os profissionais mas dá um certo gozo.
   Como me dizia Ratazana: “Pela astúcia chega-me o palmo e meio que tenho”.


No comments: