«HÁ
ANOS fiz uma descoberta com uma
cabriteira chamada Ondina que não parecia mais do que um simples esqueleto
─ recordou Ratazana.
E consegui, por muito que estranhasse, fazer
coisas extraordinárias como trabalhá-la num só esquema, com algum êxito que não
pensava. O esquema teve saída e senti-me lisonjeado ao saber que toda a manobra
tinha a ver comigo. Esforçara-me a conduzir aquele ´bife-se-sal`, enquanto
fazia o seu trabalho.
Alguns meses depois da sua ida embora, numa
aparição na sala de estar da Residencial X, no Porto, Ondina confessou-me que
ficara muito satisfeita com o esquema de Ratazana. Ela vivera intensamente essa
ideia; disse-me que esta fora a principal razão por que se deixara prender pelo
Bar do Traidor.
─ Eu fiquei reconhecida a Ratazana e
disse-lhe que estava imensamente grata por todos os momentos que lá passei.
Agradava-lhe que os esquemas fossem bem sucedidos e que os clientes daqueles
bons momentos pudessem falar disso durante muitos anos. Para mim, aturar
qualquer um cliente era uma seca mas Ratazana foi muito perspicaz e até me deu
uma dica nova para a entrada de mesa. Foi importante Ratazana ser o tipo de boss que era, porque muitos não teriam
ido ter comigo, para me levarem às mesas dos clientes com todas as etiquetas.
Francamente, preferia o cardenho (quarto)
directo para o servicinho, embora alguns não fossem nessa corrida, apesar de
estar ali tão perto, o cardenho...
O
cardenho que Ondina se tinha referido era o quarto da Residencial X, uma
vez que era para lá que levava os clientes depois da conquista.
─ O meu esquema ficou tão conhecido que cedo
demais começou a ser aproveitado por outras colegas de profissão mal me viram
pelas costas. Seguiram-me logo as pisadas. Eu sei que Ratazana gostaria de me
ter lá por mais tempo mas não podia, uma vez que eu tinha recebido uma proposta
bem querida.
Ondina confessou ainda:
─ Para sair da mesa, eu dizia: «Vamos, lá!»
E o cliente, respondia:
«Vamos, lá, onde?»
Isto era ele a desconversar. Eu punha-me
mula. Antes de um piscar de olhos, ele chegava-se para mim e dizia:
«Pronto! Vamos, lá!»
E lá íamos nós.
Eram só dez metros de frente por dez metros
de lado.
─ Uma certa parte da astúcia baseia-se
nas dificuldades que tem uma rapariga de fraca pinta, quando tenta
superiorizar-se a uma rapariga de boa pinta ─ disse Ondina, referindo-se aos
esquemas. ─ Esse tipo de astúcia não é muito bom para os profissionais mas dá
um certo gozo.
Como me dizia Ratazana: “Pela astúcia chega-me
o palmo e meio que tenho”.
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